A metodologia de projetos e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

O trabalho com a metodologia de projetos aliada ao uso da tecnologia de informação e comunicação, auxilia a prática docente na busca da produção do conhecimento dos seus alunos, no sentido de criar novos ambientes de trabalho e estimulá-los, com base nos princípios da autonomia e da colaboração, buscando uma aprendizagem contextualizada e com significado. O desenvolvimento das propostas didáticas destacadas no projeto, pode ser bastante positivo, percebido por meio do empenho, da dedicação e do comprometimento dos envolvidos no processo. O trabalho permite a criação de conexões com o cotidiano e a participação do educando, de forma dinâmica e interativa. São construídos conceitos não só pertinentes a uma disciplina, mas com a perspectiva de integração dos saberes, de aprender a conhecer, a fazer, a encontrar significados, onde os alunos passaram de meros receptores de informações para produtores de seu próprio conhecimento; tornando-se responsáveis pelo seu aprendizado. A ação do professor é fundamental nesse processo, por meio de pedagogias diferenciadas, mediação e prática reflexiva. A tecnologia pode ter um papel importante em trabalhos com projeto. O uso da tecnologia aprimora a experiência de aprendizado e permite que os alunos criem vínculos com o mundo exterior. Ela oferece aos alunos um lugar onde encontrar recursos e criar produtos do trabalho. A boa gestão da tecnologia disponível durante os projetos requer planejamento e organização que possibilitarão uma melhor aprendizagem. Um dos maiores desafios para muitos professores é a falta de computadores. Mesmo que haja apenas um computador na sala de aula, há várias maneiras de usar a tecnologia com eficiência para aprimorar o aprendizado do aluno: · Divida os alunos em pares e crie uma programação diária de uso do computador. · Tente encontrar blocos de tempo livre para uso individual do aluno. · Use um cronômetro para manter os alunos dentro do seu limite de tempo. · Certifique-se de que o tempo do computador será usado para criar produtos e fazer pesquisas. Qualquer outro trabalho com planejamento prévio deve ser feito com antecedência (os storyboards são bons para isso). · Use modelos criados pelo professor para os alunos preencherem, a fim de ganhar tempo. · Mostre cartazes usando termos e comandos do computador. · Certifique-se de que a etiqueta e as orientações para uso do computador foram modeladas (organizadas por etapas de modo explícito). Em uma sala de aula com um único computador, os alunos podem realizar pesquisas em espaços de tempo mais breves, criar produtos do trabalho gradualmente e se comunicar por e-mail com especialistas externos. Provavelmente, o tempo é a maior dificuldade em uma sala de aula com um único computador, mas com uma programação criativa, o computador pode ser usado sem problemas. Por exemplo, permitir que os alunos trabalhem no computador quando eles acabarem o trabalho de outra disciplina é uma solução viável. Outra solução é agrupar os alunos e reservar um dia da semana para usar o computador. Nos dias designados, grupos determinados de alunos têm acesso ao computador. Eles podem trabalhar independentemente ou em pares, dependendo do trabalho que precisa ser realizado. Se o computador estiver liberado e nenhum membro do grupo atribuído àquele horário estiver usando-o, qualquer pessoa pode usá-lo até que ele seja necessário. Os laboratórios de informática são outra forma de fazer os alunos usarem a tecnologia. Com o uso dos laboratórios de informática, os alunos têm horários durante a semana para usar os computadores. Neles, os alunos devem chegar munidos do trabalho que precisam realizar usando o computador. Como o tempo é sempre limitado, os alunos precisam saber trabalhar individualmente e com eficiência. Dependendo do número de computadores, os alunos podem trabalhar sozinhos ou em pares. Portanto, são muitas as questões que permeiam o estudo acerca das contribuições da Pedagogia de Projetos e do uso das TICs no ensino/aprendizagem. Questões que perpassam pelo âmbito das concepções do professor e do aluno sobre aprendizagem, pela idealização; desenvolvimento e aplicação de práticas escolares inovadoras; pelo aporte da formação de professores; como também pela infraestrutura tecnológica necessária para a implementação das TICs na escola. É preciso considerar ainda as necessidades de aprendizagem do aluno, seu contexto social e educativo, para a implementação de uma proposta pedagógica eficaz. Sites Pesquisados: * http://www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=420 * http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-142053/ * http://www.intel.com/br/ProjectDesign/InstructionalStrategies/ManagingTechnology/

quinta 05 novembro 2009 14:46



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